domingo, 13 de julho de 2014

As princesas que seriam rejeitadas pela Disney

Por Felipe Blumen

O projeto "Princesas Rejeitadas" dá histórias e ilustrações para princesas que provavelmente nunca teriam filmes feitos sobre elas


O número de reinterpretações das princesas da Disney que aparecem todos os dias mostra como o público aprova personagens femininas que quebrem o molde tradicional do famoso estúdio de animações. O escritor Jason Porath, um ex-funcionário da Dreamworks, foi nessa linha e decidiu criar suas próprias princesas.

Ele criou o “Rejected Princesses” (ou “Princesas Rejeitadas”, em português), um site que apresenta histórias e ilustrações detalhadas sobre algumas mulheres históricas e míticas que eram interessantes demais para acabar casando em carruagens encantadas. O objetivo é fazer um contraponto às heroínas animadas que não parecem ter muita iniciativa.


Porath explica que cada uma é baseada no máximo de referência visual da história real possível. “Eu tentei alcançar algo cultural e racialmente diversificado puxando a partir de história, ficção e mito”, disse em entrevista ao Fast Company. “Algumas são duronas, algumas sociopatas, e algumas simplesmente bizarras. Eu queria ver como o público iria reagir a cada uma.”

LEIA TAMBÉM Grandes mulheres da história em versão princesas da Disney

O projeto nasceu como uma brincadeira em que Porath e um amigo combatiam par ver quem criaria uma candidata menos adequada para o cargo de princesa da Disney. Hoje, o escritor considera que suas personagens ficaram tão reais que se encaixariam mais facilmente em thrillers independentes e violentos do que nas animações família tradicionais dos estúdios Disney.

Algumas das princesas rejeitadas podem ser conferidas na galeria acima. Suas histórias podem ser lidas na página do projeto.

Via Fast Company.

Nenhum comentário:

Postar um comentário