quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Zen e bem - Yoga pode proteger contra doenças do coração, aponta estudo

Prática pode ser alternativa para aqueles que não podem ou preferem não realizar exercícios aeróbicos tradicionais
 

Por ZH



Foto: Body Green / reprodução

Praticar ioga pode ajudar no controle e na diminuição dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. É o que concluiu uma pesquisa feita na Holanda e nos Estados Unidos.

Os cientistas realizaram um revisão de 37 estudos, que abrangeram 2.768 pessoas, e constataram que o yoga pode proporcionar os mesmos benefícis para a redução de fatores de riscos que atividades físicas tradicionais como andar de bicicleta ou fazer caminhadas mais aceleradas.

A prática de yoga tem sido apontada em vários estudos como eficaz para diminuir os riscos de ataques cardíacos e derrames. Segundo os pesquisadores, essa revisão pode fornecer uma estimativa mais realista dessa eficácia, quando comparada aos exercícios mais tradicionais.

Leia mais notícias de saúde e bem-estar

Em comparação com aqueles que não fazem exercício, a yoga foi associada a uma redução no índice de massa corporal (IMC) e na pressão arterial sistólica. Além disso, houve também redução do mau colesterol e aumento do bom. Entretanto, não foram encontradas melhorias em questões relacionadas a diabetes.

Leia mais matérias de exercícios físicos

Ainda não se sabe porque o yoga traz esses benefícios. Para os pesquisadores, eles podem estar relacionados ao impacto da prática na redução do estresse, que leva a efeitos positivos no organismo, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário