sexta-feira, 16 de maio de 2014

A japonesa Yayoy Kusama ilustra Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Ubiratan Brasil - O Estado de S. Paulo


Clássicos da literatura sempre fascinaram grandes artistas plásticos. São inesquecíveis, por exemplo, os desenhos feitos por Carybé para os livros de Jorge Amado. Ou mesmo o traço perfeito de Poty no bico de pena que fez para Helena, de Machado de Assis. Nesse rastro, as livrarias acabam de receber outros dois trabalhos caprichados, que trazem a visão particular de artistas sensíveis para obras conhecidas: a japonesa Yayoy Kusama ilustrou Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Globo), enquanto o estilista Ronaldo Fraga criou delicados bordados para Mary Poppins (Cosac Naify), que também vem com nova tradução.


Yayoi Kusama para 'Alice no País das Maravilhas' - Divulgação

Aos 85 anos, Yayoy Kusama vive reclusa, mas sua "obsessão infinita" - cobrir o mundo com as bolinhas, disposta a não deixar espaço sem sua marca registrada - se encaixa no mundo amalucado criado por Lewis Carroll. "Eu, Kusama, sou a Alice no país das maravilhas moderno", já declarou ela que, desde criança, sofria de alucinações que obscureciam a visão com manchas. E, por viver forçosamente em um hospital para doentes mentais na década de 1970, Kusama desenvolveu uma particular perspectiva sobre o mundo, traduzido por ela como lunático, surreal - ou seja, em perfeita consonância com a sensação provocada pelas maravilhas do fantástico mundo de Carroll.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito, principalmente da literatura fantástica. Eu gosto muito também da arte psicodélica, meus favoritos são de alice no pais das maravilhas, tenho uma pasta de imagens no computador inteira só disso.

    ResponderExcluir